O termo Flora se referir agora a todos as plantas (vegetais) que habitam uma determinada localidade ou bioma. A flora inclui uma ampla variedade de espécies de plantas, incluindo árvores, arbustos, gramíneas, trepadeiras, plantas vasculares, plantas sem flores e outros grupos de plantas. A flora de uma região ou bioma é uma parte importante da biodiversidade do ecossistema, pois as plantas desempenham um papel vital na manutenção do equilíbrio ecológico e no suprimento de recursos para fauna, como abrigos, alimentos e proteção, bem como promovem fontes de alimento, cultura, economia para comunidades humanas. diversas comunidades espalhadas pelo mundo depende não só da fauna, mas principalmente dos vegetais. Portanto, é importante preservar e proteger a flora e seu ecossistema para garantir a saúde e bem-estar da vida da fauna dos humanas.
Por isto, o levantamento de flora tem como objetivo identificar e descrever as espécies de plantas que habitam uma determinada região. Esse tipo de estudo inclui a identificação das espécies de plantas, a avaliação da sua distribuição e densidade, bem como a interação entre as plantas e os mais seres englobados no meio ambiente do ecossistema local. Um levantamento de flora pode incluir informações sobre o tipo de solo, a disponibilidade de água, as condições climáticas, a presença de animais e outros aspectos que possam afetar a vida vegetal. O objetivo principal de um levantamento de flora é fornecer informações sobre a biodiversidade local, para que sejam tomadas medidas para preservar e proteger a flora e seu habitat. Este tipo de estudo é comumente realizado em contextos de desenvolvimento urbano, agrícola e industrial, para avaliar o impacto dessas atividades sobre a vida vegetal e garantir a proteção dos recursos naturais.
Dentro do levantamento de flora temos o inventário florestal que é uma pesquisa sistemática e detalhada sobre a cobertura florestal em uma determinada região ou área. Esse tipo de estudo inclui a identificação das espécies de árvores, a avaliação da sua distribuição e densidade, bem como a interação entre as árvores e o meio ambiente.